2 anos atrás
Apesar de já ser um conceito antigo, a inteligência emocional foi implementada em ambientes corporativos recentemente e, atualmente, tornou-se fundamental para que empresários possam se tornar verdadeiros líderes.
Fazer escolhas mais assertivas, tomar decisões com mais calma e entender o lado bom das situações são alguns dos pontos positivos do desenvolvimento dessa inteligência durante a gestão de uma empresa.
Mais do que isso, a inteligência emocional transforma como você lida com seus funcionários e clientes, tornando as relações mais fáceis, dinâmicas e leves.
Por isso, entendê-la é fundamental para que sua empresa prospere e você também possa crescer como profissional no mercado empresarial moderno.
Segundo Daniel Goleman – psicólogo, escritor e PhD da Universidade de Harvard, nos Estados Unidos –, inteligência emocional é a capacidade de reconhecermos as emoções e conseguirmos gerenciar as respostas para elas.
Mas você sabe como implementar a inteligência emocional no seu dia a dia empresarial? Para entendermos esse ponto, primeiramente, precisamos nos aprofundar no conceito dessa prática. Confira a seguir.
Começaremos então falando sobre como a inteligência emocional é um assunto que já é abordado há anos, mas teve sua maior visibilidade nos últimos tempos.
Isso é devido, principalmente, à alta demanda de pessoas que necessitam administrar melhor suas emoções – seja em um ambiente corporativo ou em sua vida pessoal.
E sua definição é simples: a inteligência emocional é um conjunto de habilidades que ajudam as pessoas na identificação dos sentimentos – próprios e dos outros –, de forma que elas possam geri-las bem no cotidiano, sem prejudicar sua qualidade de vida.
Uma das principais referências na sociedade quando o assunto é inteligência emocional é o escritor Daniel Goleman. Dentre suas diversas contribuições, a que mais se destaca é a propagação da ideia do QE – Quociente Emocional.
O Quociente Emocional é basicamente o que pontua a inteligência emocional e complementa o Quociente de Inteligência, também conhecido como QI.
Na edição comemorativa de 10 anos do livro “Inteligência emocional: A teoria revolucionária que redefine o que é ser inteligente”, Goleman fez questão de, logo na introdução, desmentir algumas interpretações erradas sobre suas teorias.
É comum encontrar publicações em que é falado que o autor considera que o sucesso de uma pessoa tem 80% a ver com o QE. Não é bem assim. O que ele diz, na verdade, é que estima que o QI é responsável por apenas 20% do sucesso profissional, mas os outros 80% englobam diversos pontos.
Porém, ainda segundo o autor, as habilidades de QE são a competência “discriminatória” que prevê quem dentre um grupo de pessoas muito inteligentes será o líder mais hábil.
Entre a grande quantidade de conteúdo disponível sobre o tema, é possível destacar cinco pilares que têm tudo a ver com o que Goleman defende, relacionados à inteligência emocional:
Com isso, é possível entender com qual deles você mais se identifica e em quais você pode trabalhar para melhorar.
Sabemos que alcançar maneiras de melhorar a empresa é uma das buscas constantes dos empreendedores.
E para fazer uma gestão empresarial eficaz, é preciso ter uma visão ampla sobre processos, clientes, movimentações financeiras e administração de negócios. Porém, a verdadeira transformação da empresa começa pelo próprio empresário.
Esse é um assunto do qual a Zaros – escola de negócios – entende muito bem. Uma das abordagens que a empresa tem é conhecida como “Gestão do Eu”, em que o empresário adquire autoconhecimento e cria novas posturas para entender as possíveis melhorias dentro da sua empresa.
Por esse motivo, desenvolver inteligência emocional no seu negócio é tão importante. É a partir dela que você encontrará equilíbrio emocional para lidar com situações desafiadoras do dia a dia.
Afinal, para estar à frente de um negócio e ser responsável por ele, é preciso ter competências técnicas e comportamentais.
Ser o dono da empresa é embarcar em uma montanha-russa emocional, por isso é normal se sentir muito capaz em um dia e no outro ter dúvidas sobre as escolhas feitas.
Neste caso, é essencial ter o autoconhecimento muito bem trabalhado para identificar qual gatilho foi acionado para trazer as emoções negativas e saber como contorná-las.
As negociações fazem parte da rotina do empreendedor, e utilizar a inteligência emocional pode facilitá-las, uma vez que suas emoções precisam estar controladas para que haja sucesso neste processo.
Também é válido apostar na sociabilidade para conquistar a confiança do cliente, parceiro ou investidor.
Agora que o conceito sobre inteligência emocional já foi passado e também mostramos sua importância para os negócios, chegou o momento de explicarmos algumas práticas que te ajudarão a desenvolvê-la:
Analisar suas próprias emoções e sentimentos é o primeiro passo para se aprofundar no que você sente e o porquê sente.
Identificar as emoções é a chave principal no desenvolvimento da inteligência emocional. Conhecer-se internamente permite que você pare e pense na sua resposta para os estímulos externos.
E lembre-se: esse é um processo que leva tempo e precisa de muita reflexão.
Muitas vezes, no calor do momento, as pessoas podem tomar decisões equivocadas e agir por impulso. Este é um dos melhores momentos para treinar a inteligência emocional.
Contenha seus impulsos antes de falar ou agir e tente voltar à calma e à razão. Manter o autocontrole é uma maneira de conter a impulsividade.
Um exercício que pode te ajudar nessa prática é o mindfulness. Ele permite que você perceba seu corpo e mente plenamente, em situações desafiadoras, possibilitando regular as emoções.
Você só saberá quais são os seus limites à medida que avançar no processo de autoconhecimento, por isso é importante prestar atenção em cada detalhe próprio ao longo do dia.
A primeira frase que deve estar em sua mente é: você tem seus limites e isso não é uma fraqueza.
Conhecê-los significa respeitar a si mesmo, protegendo sua saúde emocional e deixando de fazer algo que poderia te causar algum mal ou trauma.
O empresário precisa lidar com diversos outros profissionais ao longo do dia, como clientes ou fornecedores. E, em um diálogo, é essencial saber ouvir.
A verdade é que, muitas vezes, quando alguém vem falar com a gente, enquanto a pessoa fala, já estamos pensando na resposta.
Dar atenção completa ao que está sendo dito faz com que você tenha uma compreensão total da mensagem e, depois, responda de forma mais assertiva. Isso também pode ajudar você a não ter uma atitude impulsiva.
Além disso, mostrar-se atencioso ao que os outros falam também ajuda a melhorar suas relações.
A outra pessoa pode sim ter gerado irritação, mas reconhecer que você não soube lidar com isso da melhor forma é um passo importante para que, em próximas oportunidades, você tente controlar sua ação.
A inteligência emocional pode te ajudar a crescer como empresário e a Zaros pode te auxiliar nesse processo.
Por isso, te convidamos a conhecer o nosso curso Quiron, que tem como objetivo te tirar da sua empresa para você conseguir focar nela e se tornar um verdadeiro gestor.
Nele, além de se aprofundar em assuntos como gestão de negócios, empreendedorismo, processos e finanças, também ajudamos você a se desenvolver em gestão de pessoas, liderança, psicanálise e desenvolvimento intrapessoal.
A “Gestão do Eu” é fundamental. Venha saber mais sobre o Quiron e pare de criar desculpas. Só você pode mudar a realidade da sua empresa: