O termo “feedback”, ou retroalimentação, teve sua origem no campo da eletrônica, quando a engenharia desenvolveu processos pelos quais as máquinas, ao mesmo tempo em que desempenham suas funções, identificam desvios e os corrigem.
Algum tempo depois, esse termo foi introduzido no campo do comportamento e do relacionamento humano, levando em conta que todas as pessoas estão sujeitas a desvios que, corrigidos convenientemente podem levar a um desenvolvimento individual positivo e mais adaptado aos grupos que pertencem.
Por que devemos utilizar o feedback nas empresas?
Para que possamos construir relações saudáveis e duradouras. Quando trocamos feedbacks autênticos, com genuíno interesse, construímos uma base de informações comuns que geram uma comunicação eficaz e vínculos de confiança entre as pessoas.
Existem quatro tipos de feedback:
Os eficazes são: positivo e corretivo.
Positivo: é reconhecer os pontos fortes e positivos do colaborador, valorizar o que ele tem de bom dando a ele força e segurança para ouvir o que tem a melhorar.
Exemplo: “Fulano”, parabéns pela sua organização… Agilidade… Como conduziu a negociação…
Corretivo: é pontuar o comportamento indesejado contribuindo para sua melhora e desenvolvimento. Utilize o PNP (positivo, negativo, positivo).
Exemplo: “Fulano”, você sempre utiliza o bom senso em sua comunicação, mas estou percebendo que nesses últimos dias está ansioso, com um tom de voz agressivo… Está acontecendo algo?
O feedback não pode ser utilizado como pretexto para atacar, julgar, diminuir ou derrubar o outro… Por isso, o “insignificante” e o “ofensivo” não são produtivos.
O feedback eficaz é praticado na base da troca, tendo como essência fundamental a construção do outro, sendo consequência do esforço de perceber o comportamento das pessoas com empatia e respeito.
Para realizar um feedback, a comunicação deve ser clara e assertiva, isso será a chave para triunfar nas relações humanas.
Fracassar nessa área resulta em mal entendimento e, definitivamente, em problemas de gestão de pessoas.
Uma empresa de sucesso desenvolve a cultura do feedback criando hábitos de transparência, valores, discussões proativas, redirecionamento de processos, ajustes de comportamento e um clima organizacional saudável.
Diante disso, amigos empresários, o feedback é a mais poderosa ferramenta de que o gestor dispõe, e que, se bem utilizado, pode promover o desenvolvimento da sua equipe de trabalho, obtendo resultados extraordinários.
Simone Zaros
Psicanalista e Diretora da Zaros Escola de Negócios