Engajamento é um dos grandes desafios das empresas no que diz respeito à gestão de pessoas e obtenção de resultados positivos. Temos cenários em constante transformação, mais desafiadores e com obstáculos nunca vistos. Rotinas mais cansativas, demandas para serem supridas numa velocidade jamais vista. Todo esse complexo panorama faz parte do cotidiano das empresas e das pessoas.
Dentre as várias definições de engajamento pode ser citado o alinhamento de necessidades individuais e geração de resultados sustentáveis e lucrativos, onde os valores pessoais se alinham com o propósito da empresa. Essa interação proporciona alto índice de energia, comprometimento, resiliência, entusiasmo, motivação para encarar desafios e oportunidades de crescimento. Todo esse conjunto leva à realização profissional, o que, segundo Max Gehringer, referência nacional como consultor de carreira, “é o sucesso de cada um dos profissionais que fará o sucesso de uma empresa”.
É notório o aumento da cobrança sobre a liderança para implementar e apoiar as mudanças, bem como o desafio de envolver os colaboradores mais jovens que são totalmente conectados e motivados com o novo. Embaralhado no desenvolvimento das atividades e no cumprimento de metas, essas gerações dividem responsabilidades.
Sendo assim, para fortalecer o todo e ter uma equipe engajada com o escopo da empresa, invista no aprimoramento da liderança para que essa filosofia seja replicada a todos os colaboradores; fortaleça os valores vivenciando-os; valorize as pessoas; cultive a positividade e torne seu clima organizacional sólido e favorável para o crescimento profissional, para o aumento de produtividade e para a interação harmoniosa das pessoas.
Andréa M. Santilli Chanquetti
Consultora e Coordenadora do Orion, Programa Gerencial da Zaros Escola de Negócios