A busca por uma gestão eficiente nunca foi tão primordial para os negócios. Empresários têm se deparado com desafios constantes gerados pelas mudanças repentinas do mercado, o que afeta o comportamento dos clientes e, consequentemente, a forma como as empresas têm que se organizar.
Por isso, atualmente, existe uma nova visão sobre a gestão empresarial. A preocupação do dono da empresa deve ir além da lucratividade, englobando uma visão estratégica e o entendimento de que é preciso ser exemplo, não apenas um ditador de regras.
Um importante primeiro passo para uma garantir eficiência na gestão empresarial é entender que ela envolve diferentes frentes. Podemos citar o planejamento, a estruturação logística, o controle financeiro, o desenvolvimento do capital humano, o acompanhamento de métricas, entre outros exemplos.
Nesse contexto, conseguir manter uma gestão eficiente tornou-se um grande desafio. Felizmente, diversas habilidades atualmente necessárias para isso podem ser praticadas e desenvolvidas.
Ter domínio sobre a própria área de atuação é algo essencial, claro. Porém, além das habilidades técnicas, também existem algumas mais subjetivas, muitas vezes relacionadas ao comportamento, e que impactam de forma significativa nas organizações. É sobre elas que falaremos neste conteúdo. Vamos lá?
Aqui, vamos retomar o que já foi dito: o foco do bom gestor não deve ser apenas a lucratividade. Se você acredita que a missão da sua empresa é ganhar dinheiro, saiba que essa não é uma boa forma de pensar.
A missão do seu negócio está relacionada a como ela soluciona alguma dor do mercado. Para ficar mais claro, um exemplo: o Google declara que tem como missão “organizar as informações disponíveis no mundo e torná-las acessíveis e úteis para todas as pessoas”.
O lucro é, na verdade, uma consequência da forma como seu negócio supre necessidades. É essencial reconhecer esse fato.
Pessoas vão comprar seus produtos ou serviços. Pessoas são responsáveis pelo o que você oferece ao mercado. Por isso, é essencial que uma gestão eficiente considere:
Ser dono da empresa não significa saber de tudo. Muitos empresários caem no erro de serem centralizadores, acreditando que só eles mesmos realmente sabem das coisas. Isso acaba limitando trocas importantes com o time e torna o trabalho engessado, além de ser uma grande barreira para a inovação.
Tenha como hábito fazer as coisas acontecerem. Para isso, você deve estar disposto a testar quantas vezes for necessário, sabendo que isso é o que vai fazer sua empresa alcançar o resultado esperado, por meio do aprendizado e melhorias.
Thomas Edison, responsável por grandes invenções que mudaram a sociedade, como a lâmpada incandescente, tem uma famosa frase sobre isso, que pode servir de inspiração:
A comunicação entre empresário e colaboradores da empresa é fundamental para que seja possível entender, de forma mais prática, o que está dando certo ou não.
Ouvir o time permite que você enxergue dores que talvez não estejam tão claras até o momento. A partir disso, também é possível repensar estratégias.
Em uma gestão eficiente, é fundamental saber delegar. Muitos empresários acham que sabem fazer isso, mas na verdade o que fazem é “delargar” — ou seja, simplesmente largar o que tem que ser feito na mão de outra pessoa.
Existe um passo a passo que pode contribuir para que você delegue com qualidade:
Sim, autoconhecimento também tem tudo a ver com gestão eficiente. Isso porque é a partir dele que é possível se manter centrado em momentos desafiadores e não se deixar levar por gatilhos emocionais.
Se autoconhecer também faz com que você reconheça as próprias forças e fraquezas, conseguindo colocar o que tem de melhor em destaque e buscando formas de melhorar o que é preciso.
Entenda que você é mais que o dono da empresa, você é uma referência dentro dela. Então, precisa ter postura de liderança. Todos os tópicos anteriores já podem ajudar nessa missão, mas é preciso ir além.
Não é por acaso que usamos o termo “postura”. Pense nas seguintes situações: quando um pai não quer que um filho fale palavrão, mas fala na frente dele, o filho fica confuso. Quando um colega sempre se atrasa para eventos, já vira senso comum que o horário combinado em próximas ocasiões não será cumprido.
O mesmo serve para quem está à frente de uma empresa. A postura que você quer nos seus funcionários é a postura que você tem que ter. Se seu discurso não está alinhado com suas atitudes, você perde a credibilidade — automaticamente, pode deixar de ser visto como um verdadeiro líder.
Não caia em um dos principais erros empresariais cometidos por gestores: fazer mais do que aprender. Como dono, seu lugar na empresa não deve ser apertando porcas e parafusos. É preciso que você saia do meio de campo e vá para a arquibancada.
O que queremos dizer com isso: para uma gestão eficiente você precisa ter uma visão mais ampla sobre a própria empresa, ter tempo para enxergar os processos internos e até mesmo as novidades do mercado. Essa é a melhor forma de realmente contribuir para que o negócio cresça de forma significativa.
Aprendizado é algo que pode ser adquirido de diferentes formas e o acesso à informação pode facilitar esse processo. Felizmente, existem diversos livros bastante conhecidos sobre gestão eficiente, além de especialistas que fazem webinars e outros conteúdos no ambiente digital.
Deixamos como sugestão que você dê um primeiro passo ao acompanhar nossas redes sociais. No Instagram, por exemplo, reunimos outras dicas que consideramos importantes para o crescimento de negócios. Confira: