Não importa se seu negócio está começando no mercado ou já tem muita história para contar. Atualmente, pensar no propósito da empresa é essencial para gerar conexão com o público e garantir que ela se mantenha firme no mercado.
Se você parar para pesquisar o que é propósito, verá que sua definição fala da intenção de fazer ou deixar de fazer alguma coisa. Ou seja, é sobre o porquê de se estar fazendo algo. Por isso, é importante se perguntar: por que sua empresa existe?
Ter a resposta estabelecida de forma clara ajuda você e outras pessoas que atuam na sua companhia a manter o foco no que realmente importa para o negócio e até a tomar decisões que realmente vão de encontro a esse propósito.
O escritor, palestrante e especialista em liderança Simon Sinek é reconhecido mundialmente e costuma ser citado quando o assunto é propósito. Isso não é mero acaso.
Para falar sobre padrões de comportamentos dos líderes que inspiram ou não inspiram, Sinek criou o Golden Circle. O exemplo levantado pelo especialista para a apresentação desse conceito foi nada mais, nada menos que a Apple. Segundo ele, a Apple poderia ser apenas mais uma empresa de tecnologia, mas o que faz as pessoas se encantarem pela marca é o propósito dela.
O círculo dourado — em português também conhecido como círculo de ouro — passou então a ser considerado uma metodologia empresarial que se concentra no propósito da empresa. A ideia é que o negócio não se preocupe simplesmente em vender, mas sim em inspirar o público.
Percebe que o porquê é colocado no centro do Golden Circle? Isso quer dizer que o propósito da sua empresa também deve estar no centro de todas as ações. É a partir dele que o “como” e o “o quê” são definidos.
No vídeo abaixo, você pode conferir o próprio Simon Sinek falando sobre o Golden Circle lá em 2009. Pois é, esse é um tema antigo, mas que ainda precisa ser trabalhado para ajudar quem está no mercado e, claro, fazer surgir empresas que tenham o porquê de existir.
Quando tiver um tempinho, vale a pena parar para pensar nas respostas do Golden Circle do seu negócio. Confira as orientações a seguir!
Por que sua empresa faz o que faz? Qual a razão dela existir? Há um motivo para ela ser importante para as pessoas? É assim que você conseguirá enxergar o propósito. E, a partir dele, é possível criar produtos e/ou serviços de alta qualidade, que irão gerar uma identificação e conexão cada vez melhor com seu público alvo e, assim, alcançar resultados efetivos.
Aqui é hora de pensar em como sua empresa vai alcançar o seu propósito. Pensar no plano de negócios e até na missão, visão e valores pode ajudar a estabelecer esse tópico de maneira mais clara. Assim, também fica claro para o público de que forma sua empresa se destaca e o que a faz ser diferente das outras.
Essa é a parte mais fácil de responder. O que sua empresa faz? O que ela entrega ao consumidor, de forma prática? Defina o(s) produto(s) ou serviço(s).
Tudo bem se você não conseguir responder a essas perguntas com rapidez. Refletir sobre esse assunto já é dar os primeiros passos para encontrar o melhor caminho para sua organização.
Falar em propósito pode parecer algo bonito, mas não falamos da boca para fora. Existem pesquisas que destacam a importância dele para a empresa.
De acordo com o relatório PPI Brasil 2021 (Purpose Premium Index), feito pela InPress Porter Novelli em parceria com o Instituto Brasileiro de Pesquisa e Análise de Dados (IBPAD), 90% dos brasileiros dizem confiar mais em empresas com propósito.
Outro dado interessante da pesquisa é que 88% dos consumidores preferem comprar de empresas que defendem algo maior do que seus produtos e serviços.
E não adianta simplesmente inventar um propósito qualquer se ele não estiver alinhado ao que sua empresa realmente faz, ok? 76% dos entrevistados dizem perceber quando uma empresa age de forma contrária ao seu propósito e valores.
Outra fonte que ressalta a importância desse tema é o Relatório de Resultados da Pesquisa Humanizadas 2020/21. Para o desenvolvimento desse estudo, a Humanizadas cria uma classificação das empresas medindo a qualidade de gestão e das relações que as organizações nutrem com seus diferentes públicos. No próprio relatório é ressaltado que as organizações com a melhor performance na pesquisa são 1,3 vezes mais guiadas por um propósito maior.
Além desses números apresentados, também é importante dizer que um propósito da empresa bem definido pode gerar empatia e identificação, ajudar a encantar e fidelizar clientes e até aumentar o valor da marca, entre outros diversos benefícios.
Para ficar ainda mais fácil entender esse conceito, que tal olhar para como o propósito da empresa é abordado em organizações bastante conhecidas no mercado? Trouxemos alguns exemplos a seguir.
Perceba que os mais diferentes segmentos apostam em propósitos claros. E se você está se perguntando como pode ser um Golden Circle completo, lembre-se do exemplo da Apple apresentado por Simon Sinek.
Outra frase de Simon Sinek que pode abrir seus olhos sobre o tema: “O objetivo não é fazer negócios com todo mundo que precisa do que você tem. O objetivo é fazer negócios com pessoas que acreditam no que você acredita”. Ficou claro?
Não deixe de pensar sobre o assunto. A definição do propósito da sua empresa é algo valioso para o mercado, mas traz também algo ainda mais precioso: o prazer de trabalhar com a clareza sobre como você contribui no mundo.
Esperamos ter contribuído para seu crescimento com este texto. Caso queira conferir outros conteúdos úteis para seu desenvolvimento pessoal e o da sua empresa, não deixe de nos acompanhar nas redes sociais!